UTI Pediátrica Cirúrgica do Hospital Vila da Serra completa um ano de atividadesA UTI Pediátrica Cirúrgica do Hospital Vila da Serra completa um ano de atividades e se firma como um setor de referência para o atendimento de bebês e crianças que são submetidas a cirurgia cardiovascular, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia pediátrica em geral. O setor também tem todo o aparato tecnológico para a recuperação de pacientes que fazem cateterismo cardíaco infantil.

O médico pediatra e especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, Thiago Silveira Januzzi: “temos um setor de referência porque agrega muita tecnologia, inovação e tratamento humanizado”.

A UTI Pediátrica Cirúrgica do Hospital Vila da Serra completa um ano de atividades e se firma como um setor de referência para o atendimento de bebês e crianças que são submetidas a cirurgia cardiovascular, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia pediátrica em geral. O setor também tem todo o aparato tecnológico para a recuperação de pacientes que fazem cateterismo cardíaco infantil.

Segundo o médico pediatra e especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, ThiagoSilveira Jannuzzi de Oliveira, a UTI Cirúrgica Pediátrica do Vila da Serra é um setor diferenciado porque reúne uma equipe altamente qualificada para o atendimento, equipamentos de última geração e um conceito humanizado e inclusivo para as famílias. “Temos um setor de referência porque agrega muita tecnologia e inovação nos tratamentos pós-cirúrgicos neonatal e pediátrico. O atendimento humanizado também é uma parte importante do tratamento”, avalia.

O aparato tecnológico, com máquinas de ponta, inclui o ECMO, que faz a oxigenação do sangue por meio de uma membrana extracorpórea e faz o bombeamento do sangue oxigenado para o paciente. “Esse equipamento foi usado com sucesso e é indicado para problemas cardíacos e pulmonares”, ressalta.

A UTI também dispõe de métodos de diálise, neuromonitorização por eletroencefalograma contínuo e ventilação pulmonar mecânica de alta frequência, entre outras máquinas de ponta, que são usadas para garantir a melhor recuperação do paciente.

Humanização

O modelo de atendimento dos pacientes da UTI Pediátrica Cirúrgica é outro detalhe importante. Thiago Jannuzzi explica que uma das marcas registradas do setor é a humanização do tratamento, o que inclui a presença de acompanhantes 24 horas por dia e, se houver interesse, de uma segunda pessoa da família durante o dia. Os leitos são isolados e a estrutura inclui uma televisão de uso individual para garantir privacidade e conforto para os pais ou parentes.

“Temos também o acompanhamento de uma equipe de psicólogos que aborda os pais para conversas sobre o quadro de saúde dos filhos. Quando a criança é maior, o atendimento é direcionado para o paciente. Dessa forma, possibilitamos a inserção da família nos cuidados e um maior entendimento da doença”, enfatiza o médico.

O Hospital Vila da Serra também mantém também uma UTI Pediátrica Clínica.

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes