Patologias da mão: avanços no tratamento de patologias da mãoExistem muitos trabalhos científicos que relacionam os avanços da Ortopedia no tratamento de patologias da mão. Segundo o cirurgião da mão do Hospital Vila da Serra, Dr. Daniel Lucena, “a cirurgia da mão é a especialidade médica responsável por reparar e reconstruir lesões ósseas, tendinosas, ligamentares, nervosas e de cobertura cutânea nas mãos, punhos e antebraço. “Além disso, o cirurgião da mão possui treinamento em microcirurgia o que o habilita a realizar reimplantes de segmentos amputados, transferência de tecidos à distância, bem como realizar reparo de lesões de nervos periféricos não só das mãos, mas em todo o corpo, nos membros superiores e inferiores e plexo braquial”, destaca.

O cirurgião da mão do Hospital Vila da Serra, Daniel Lucena

O Brasil ocupa hoje o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás da China, Índia e Indonésia. E as mãos são as áreas do corpo mais afetadas. De acordo com recente estudo do IBGE, 35% dos acidentes de trabalho ocorrem nas mãos, braços e antebraços. A maioria dos danos são causados por objetos cortantes. Esse tipo de acidente pode ter pequenas consequências, mas pode trazer a perda de membros devido aos acidentes de trabalho, bem como aos acidentes domésticos.

Existem muitos trabalhos científicos que relacionam os avanços da Ortopedia no tratamento de patologias da mão. Segundo o cirurgião da mão do Hospital Vila da Serra, Dr. Daniel Lucena, “a cirurgia da mão é a especialidade médica responsável por reparar e reconstruir lesões ósseas, tendinosas, ligamentares, nervosas e de cobertura cutânea nas mãos, punhos e antebraço. “Além disso, o cirurgião da mão possui treinamento em microcirurgia o que o habilita a realizar reimplantes de segmentos amputados, transferência de tecidos à distância, bem como realizar reparo de lesões de nervos periféricos não só das mãos, mas em todo o corpo, nos membros superiores e inferiores e plexo braquial”, destaca.

De acordo com o cirurgião da mão, as patologias da mão se dividem em dois grupos: lesões traumáticas e não traumáticas. Nas lesões decorrentes de traumas, a fratura de punho por acidentes domésticos, como queda, é a mais frequente, principalmente em mulheres da raça branca, após quarta década de vida, seguida das fraturas de falanges e dos metacarpianos, que ocorrem em homens e correspondem de 30% a 40% de todas as fraturas na mão atendidas nos pronto atendimentos. Mesmo patologias de menor expressão nas estatísticas como lesões do plexo braquial, no Brasil, é relatado a incidência de 1,75 para cada 100mil/ano, sendo a maioria jovens, do sexo masculino. Lesões do plexo braquial são danos causados aos nervos do plexo braquial, que são um conjunto de nervos que conduz sinais da medula espinal que está alojada no canal vertebral da coluna vertebral, para os membros superiores.”

Já com relação às doenças não traumáticas, a síndrome do túnel do carpo é a patologia mais frequente e mais conhecida, sobretudo em mulheres, entre a quarta e a sexta década de vida. Também ocorre muito o chamado dedo em gatilho (tipo de tenossinovite estenosante), que acomete mais o sexo feminino, na quita década de vida.

Mais Vulneráveis
O cirurgião da mão Daniel Lucena explica que os homens são mais vulneráveis a acidentes nas mãos, devido a atividades do cotidiano, tais como, trabalhos braçais e esportes de impacto. “As mulheres lideram o grupo dos pacientes com diagnóstico de tendinopatias, artrose primária nas mãos e síndromes compressivas de nervos periféricos, como a síndrome do túnel do carpo.” Informa.

Indagado sobre fraturas de mãos entre os adolescente, Lucena ressalta que “a maioria dos adolescentes que buscam o atendimento especializado em cirurgia da mão é para tratamento de lesões traumáticas, geralmente devido a contusões no membro superior e traumas de alta energia por acidente automobilístico ou lesões decorrentes da prática de atividades físicas.”

Sintomas
Os sintomas mais comuns que fazem o paciente procurar um especialista de mão são: dor nas mãos, incapacidade funcional e deformidades. O cirurgião da mão informa que os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho estão frequentemente presentes em pessoas que usam o computador por muitas horas no dia. Aqueles que operam máquinas vibratórias certamente manifestam mais a síndrome do túnel do carpo e os que trabalham com o punho, desviado na direção do dedo mínimo, estão mais sujeitos a desenvolver tendinite na região próxima ao polegar, a chamada tendinite De Quervain. “Todas devido à sobrecarga de estruturas nobres que compõem o punho e a mão”, pontua.

De acordo com o médico, há um consenso entre todas as áreas da medicina de que o diagnóstico precoce implica em um melhor resultado do tratamento, pois aumenta o índice de cura e diminui o risco de sequelas. Portanto, é possível que doenças sejam descobertas e tratadas antes que se manifestem e prejudiquem o bem estar do paciente.

Sobre ao avanços no tratamento, os principais, sem dúvidas, são as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, materiais cirúrgicos de alta precisão e técnica de microcirurgia para reparo de nervos e vasos sanguíneos nas transferência de tecidos à distância, todos disponíveis no Hospital Vila da Serra.

Dicas de Prevenção
Evitar acidentes que causam lesões nas mãos é simples mas, “muitas vezes deixamos de prestar atenção ao nosso redor, pontua o especialista, citando, por exemplo, o hábito de manipular um material cortante, sem uso de luva adequada. Facas e estiletes representam também risco frequente, pois as lâminas são afiadas e leves. Quando fizer o uso de uma peça mais pesada, tente proteger seus dedos, que são vulneráveis, e se houver uma alavanca, utilize-a.

Prevenção
Além desses cuidados, o Dr. Daniel Lucena chama atenção para as queimaduras: mantenha as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições; cuidado no armazenamento e utilização de álcool etílico. Quanto aos fogos de artifício, eles devem ser manipulados apenas por profissionais, ressalta.

Para os idosos, ele alerta para a importância da bengala e do andador como forma de evitar quedas. Da mesma forma, usar o corrimão e retirar os tapetes da casa. Essas são medidas importantes para prevenir acidentes domésticos, acrescenta, concluindo: “a cirurgia da mão encontra no hospital Vila da Serra as condições ideais para o atendimento de seus pacientes, uma instituição de saúde que alia um corpo clínico multidisciplinar à tecnologias de última geração, promove atendimento de excelência e alta complexidade em amplo rol de especialidades, atendimento médico de urgência e emergência, com pronto atendimento ortopédico 24h, e internações terapêuticas de alta complexidade, entre outros serviços. Um atendimento comprometido com a humanização, segurança do paciente e resolubilidade, que atua com base no conhecimento e na valorização da vida.

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes