Concorrido o lançamento do livro “O ser humano diante do câncer e a vontade de curar”, da Dra. Nise Yamaguchi, no espaço Tomie Ohtake, em São PauloO espaço do Instituto Tomie Ohtake quase não comportou tantos convidados, mais de 300, que lotaram a cerimônia de lançamento do livro “O ser humano diante do câncer e a vontade de curar”, da conceituada oncologista humanista, Dra. Nise Yamaguchi.  Até faltaram livros para comprar, mas sobraram abraços, lágrimas e muita emoção.

A oncologista humanista Nise Yamaguchi: “eu quis trazer luz em um assunto tão denso como o câncer”

O espaço do Instituto Tomie Ohtake quase não comportou tantos convidados, mais de 300, que lotaram a cerimônia de lançamento do livro “O ser humano diante do câncer e a vontade de curar”, da conceituada oncologista humanista, Dra. Nise Yamaguchi. Até faltaram livros para comprar, mas sobraram abraços, lágrimas e muita emoção.

A premiada oncologista incentiva no livro o desejo de curar e ser curado, reunindo experiências médicas e vivenciais de muitos anos. “Eu quis inspirar jovens médicos, profissionais de saúde e pacientes na luta contra o câncer. Eu acho que a chance que nós temos é o amor. É o conjunto de energias positivas. E muitos médicos perderam essa vontade de curar e muitos jovens não vão ter em quem se inspirar. Então esse foi meu objetivo principal. Trazer luz em um assunto tão denso como o câncer”, destaca Yamaguchi.

Pacientes, admiradores, alunos, amigos, empresários e médicos compareceram ao lançamento, que teve apresentação musical de piano e flauta e da cantora Gospel Paula Gauss, que homenageou a Dra. Nise. A solenidade teve presença da atriz Tuna Duek, que recitou o poema “Ofertas de Aninha (aos moços), de Cora Coralina, que exalta a fé, a superação e a força dos valores humanos. A atriz ainda trouxe citações de Shakespeare.

Compareceram, entre dezenas de ilustres convidados, o presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Ricardo Antunes; o professor Jézio Hernani Bonfim Gutierrez, diretor presidente da Fundação Editora da UNESP; Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake; Pedro Herz, diretor da Livraria Cultura ; Paulo Lima, diretor do café Três Corações/ Santa Clara ; Contardo Calligaris, escritor, psicanalista e dramaturgo ; Angela Hirata, executiva internacional e presidente do Instituto Nise Yamaguchi e Merula Steagall, presidente da Abrale. Presentes ainda o médico sanitarista Eduardo Jorge; Anna Sharp, escritora e pesquisadora e o dr. Torquatto.

Segundo Yamaguchi, o livro pretende trazer a oportunidade para que os médicos não deixem de pesquisar cientificamente e que devolvam à humanidade o que receberam através dos estudos. E que possam celebrar muitas curas e muitos tratamentos eficientes.

O livro traduz a essência da vontade de curar na vontade de ser curado, por meio de reflexões e abordagens práticas que integram às técnicas médicas também as emoções, a mente e a alma do médico e do paciente, no esforço de capacitar o último a superar uma doença grave, encontrando significado e força para enfrentar uma boa luta.

A oncologista combina no livro ferramentas de autoconhecimento, psicologia e medicina de ponta, com objetivo de pavimentar caminhos de esperança, serenidade e perseverança em busca constante pela cura e pela vida. A obra traz, ainda, um apêndice sobre nutrição, nutrigenômica e câncer.

Este livro reflete parte do que foi a trajetória clínica, acadêmica e técnica da autora, mas também pode ser visto como um pequeno compêndio de informações sobre o câncer e o processo terapêutico a ele associado. Seu objetivo é fornecer um exemplo de conduta clínica para o profissional de saúde e um apoio, para o paciente e seus familiares, diante de um desafio em geral tão amedrontador.

Sobre a autora - Referência na área de oncologia, Nise H. Yamaguchi é médica imunologista e oncologista clínica dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo. É pesquisadora sênior da Universidade de São Paulo e da International Preventionand Research Institute (IPRI), em Lyon (França). Dirige o Instituto Avanços em Medicina e coordena o Instituto Nise Yamaguchi de ações sociais, que vai receber os dividendos do livro e direcioná-los à pesquisa de novos tratamentos do câncer e das doenças crônicas e degenerativas, dentro da visão integrativa da Medicina.

Ganhou o Prêmio Joseph Cullen, de prevenção do câncer de pulmão, pela Associação Internacional de Câncer de Pulmão, no Canadá, e o prêmio da World Cancer Alliance, pela sua luta pelo controle do câncer no mundo, prioritariamente para populações de baixa renda.

Sobre o livro:

  • Título: O ser humano diante do câncer e a vontade de curar: a visão de uma oncologista humanista
  • Autora: Nise H. Yamaguchi
  • Número de páginas: 159
  • Formato: 14 x 21 cm
  • Preço: R$ 42,00
  • Pré-venda pela Amazon

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes