Novo presidente da Sociedade de Cardiologia assume com foco na prevenção cardiovascular e valorização da profissão

A nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC tomará posse na sexta, 15 de dezembro, em cerimônia na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Oscar Dutra será o 58° presidente da entidade, fundada em 1943 e que teve Dante Pazzanese como seu primeiro presidente

Dr. Oscar Dutra será 58° presidente da entidade

A nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC tomará posse na sexta, 15 de dezembro, em cerimônia na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Oscar Dutra será o 58° presidente da entidade, fundada em 1943 e que teve Dante Pazzanese como seu primeiro presidente

Oscar Dutra defende uma maior valorização da Cardiologia. “Há mais ou menos quatro décadas tem havido uma desconstrução da imagem do médico, sua respeitabilidade está abalada, por conta de inúmeras condições”, explica. Dutra lembra que várias faculdades de Medicina foram abertas sem condições estruturais mínimas, para atender pleito políticos regionais, a formação médica está inadequada, existe um aviltamento na remuneração de serviços médicos, além dos péssimos suportes operacionais ao adequado trabalho profissional, entre tantos outros.

“O resultado é o que vemos todos os dias, a população absolutamente insatisfeita com o atendimento nos postos de saúde, com raras exceções”, completa o novo presidente. Ele adianta que a nova gestão terá uma equipe de Qualidade Assistencial, com participação de todos os segmentos da Cardiologia, no sentido de lutar por melhores condições.

Em 2006, a Associação foi uma das primeiras entidades do setor de saúde a lançar um Código de Ética e Conduta, agora em sua 3ª edição e que está em revisão. Em 2015, em parceria com o Instituto Ethos, criamos o Ética Saúde - Acordo Setorial dos Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos, mecanismo de autorregulação de conduta dos signatários, que se tornou um Instituto independente. Em 2018, organizamos o I Fórum Brasileiro de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde onde, por meio de um robusto estudo, denunciamos as distorções do setor de saúde, com retenções de faturamento, glosas previamente autorizadas e inadimplência. Neste ano, realizamos o II Fórum, com estudo semelhante e ainda mais completo.

A promoção da saúde cardiovascular terá grande importância na gestão já que as mortes pelas doenças do coração são as principais causas no Brasil. “São mais de 350 mil pessoas que perdem a vida todos os anos por doenças que, muitas vezes, poderiam ser evitáveis”, destaca Oscar Dutra. O coração mata duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que todos os acidentes e mortes decorrentes por violência e 6 vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por Aids. A área de Prevenção da SBC promoverá datas temáticas, como o Dia da Hipertensão, Colesterol, Mundial do Coração, Diabetes, utilizará uma plataforma de comunicação com TV, mídias sociais e site com informações confiáveis, além de estruturar programas de Alimentação Saudável, o Movidos pelo Coração, entre outros.

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes