Nova gestão da SOBRAC tem foco na atualização científica e na orientação à população

A SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas tem nova gestão para o biênio 2020/2021. Com uma diretoria composta por 21 especialistas, dirigida pelo cardiologista Ricardo Alkmim Teixeira, a SOBRAC terá três frentes de trabalho principais: programas de educação para médicos e profissionais aliados, publicações científicas e a campanha “Coração na Batida Certa”.

O presidente da SOBRAC, Ricardo Alkmin Teixeira, anuncia a campanha “Coração na Batida Certa”, voltada para a população, que será realizada em novembro de 2020.

A SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas tem nova gestão para o biênio 2020/2021. Com uma diretoria composta por 21 especialistas, dirigida pelo cardiologista Ricardo Alkmim Teixeira, a SOBRAC terá três frentes de trabalho principais: programas de educação para médicos e profissionais aliados, publicações científicas e a campanha “Coração na Batida Certa”.

A campanha que tem como objetivo orientar a população sobre a importância da prevenção e também sobre os principais sinais e sintomas das arritmias cardíacas que acometem mais de 20 milhões de brasileiros. “O que determina a sobrevivência da pessoa com arritmias potencialmente fatais é o rápido atendimento. Por isso, procuramos orientar e educar a população sobre as primeiras medidas a serem tomadas quando da ocorrência de perda de consciência”, explica o presidente da SOBRAC. A campanha acontece no dia 12 de novembro, data em que é celebrado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.

A educação continuada e a atualização científica fazem parte do plano de ação da nova diretoria. Ricardo Alkmim Teixeira lembra que a SOBRAC é reconhecida pelo alto nível científico dos seus cursos e eventos e pretende aprimorá-los, proporcionando atualização para cardiologistas e arritmologistas clínicos, eletrofisiologistas e especialistas em dispositivos implantáveis (marcapassos, ressincronizadores e desfibriladores). “Ao longo do ano realizaremos eventos presenciais itinerantes, sempre buscando levar aos quatro cantos do Brasil conhecimentos atuais e perspectivas relacionadas às doenças do coração que resultam em distúrbios elétricos”, explica ele.

Outro importante destaque ressaltado pelo Dr. Ricardo para o ano de 2020 é a realização do XXXVII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, que acontecerá na cidade de Santos (SP) de 05 a 07 de novembro. É nesse momento que os mais de 1 mil especialistas em Arritmias Cardíacas têm a oportunidade de ver o que há de mais atual tanto na geração de evidências científicas quanto no desenvolvimento de novas tecnologias. “O congressista pode esperar um congresso de alto nível científico, com palestrantes nacionais e internacionais, além de sessões interativas e muita troca de experiência”, explica o novo presidente.

Ricardo Alkmim ressalta que o papel primordial das sociedades médicas de especialidade é o de prover conteúdo científico de alto nível aos associados, visando a constante melhoria na qualidade do atendimento à população. Para isso, ele diz que os esforços também serão direcionados para a produção de documentos que proporcionem atualização científica. “Historicamente a SOBRAC está sempre em parceria com editoras publicando livros sobre a especialidade. Ano passado lançamos o Tratado de Arritmias Cardíacas e nesse ano será publicada uma atualização das Diretrizes de Estimulação Cardíaca Artificial, ” conclui o novo presidente, com uma agenda cheia de projetos em prol dos especialistas em Arritmias Cardíacas.

Sobre a SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas

A SOBRAC congrega mais de 1 mil especialistas em Arritmias Cardíacas e é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Os objetivos da SOBRAC são normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade e orientar a população quanto aos riscos de consequências graves como o acidente vascular encefálico e a morte súbita.

Sobre Ricardo Alkmim Teixeira – novo presidente da SOBRAC

Ricardo Alkmim Teixeira é graduado em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, em Pouso Alegre (MG), onde é atualmente professor de Cardiologia. Tem especialização em Arritmias e Estimulação Cardíaca Artificial pelo Instituto do Coração – InCor HC FMUSP e doutorado em Ciências também pela USP (2009). Também é responsável pelo Serviço de Arritmias e Marcapassos do Hospital Renascentista de Pouso Alegre. É membro ativo da SOBRAC desde 2007 já tendo participado de diversas diretorias em diferentes frentes de atuação.

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes