Mutirão de reparação de lábio leporinoAções e campanhas de prevenção na área de saúde são da maior importância para a comunidade, sobretudo quando são voluntárias, devido às dificuldades pelas quais passam a maior parte da população brasileira. Nesse sentido, muito positiva a iniciativa da Rede Mater Dei relacionada com a reparação de Lábio Leporino.

ação da Rede Mater Dei: cirurgia para reparação de Lábio Leporino

Ações e campanhas de prevenção na área de saúde são da maior importância para a comunidade, sobretudo quando são voluntárias, devido às dificuldades pelas quais passam a maior parte da população brasileira. Nesse sentido, muito positiva a iniciativa da Rede Mater Dei relacionada com a reparação de Lábio Leporino.

Recentemente, a instituição realizou o Mutirão para a reparação de Lábio Leporino, fruto de uma parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte. A Rede Mater Dei forneceu toda a estrutura hospitalar, o Mater Dei Betim-Contagem, e os materiais necessários para realização dos procedimentos cirúrgicos do acompanhamento desde o pré-operatório até o retorno após a alta hospitalar.

Os médicos das equipes de Cirurgia Plástica e Anestesiologia da Rede realizaram as cirurgias voluntariamente, garantindo segurança e qualidade assistencial para os pacientes. A Rede Mater Dei agradece o apoio das equipes de Cardiologia, Laboratório, Pediatria, Radiologia e Enfermagem que também participaram da ação.

Para o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador, participar de campanhas como essa reforça um dos principais pilares da Rede, que é ser um centro de saúde que trabalha em conjunto com a comunidade, promovendo atendimento diferenciado, personalizado e humanizado.

“Em janeiro de 2019 a Rede Mater Dei de Saúde chegou na região de Betim e Contagem através de uma nova unidade. Um centro hospitalar completo que atende desde grandes emergências até consultas ambulatoriais agendadas, indo da infância à senilidade. Este projeto beneficia e leva qualidade de vida para muitas crianças. Totalmente alinhado com nossa missão. O Mater Dei Betim-Contagem está feliz em colaborar com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade de Odontologia da UFMG. Agradecemos ao nosso corpo clínico, especialmente as clínicas de Cirurgia Plástica e Anestesiologia que estão conosco diretamente nesse projeto”, finaliza.

Lábio Leporino

Estima-se que no Brasil uma a cada 650 crianças nasce com fissura labial. "Sua origem é multifatorial e condições ambientais e genéticas podem estar envolvidas. A exposição ao álcool, anticonvulsivantes, como a fenitoína, tabagismo e outras afecções maternas aumentam o risco de filhos acometidos", explica o cirurgião plástico da Rede e responsável pela realização das cirurgias da campanha, André Villani Correa Mafra.

De acordo com o médico, a cirurgia para correção da fissura é extremamente importante para promover a melhora na qualidade de vida dos pacientes, tendo em vista que o procedimento não tem cunho apenas estético. "A cirurgia plástica tem um papel fundamental para o tratamento de fissuras labiopalatais, uma vez que estas não são apenas de cunho estético. Estão relacionadas a distúrbios respiratórios, nutricionais, audição, fala, esqueléticos e dentários. ”, conclui.

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes