Laboratórios de análises clínicas se ajustam para atender em tempo de pandemia

O confinamento imposto pelo combate e controle da pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas deixassem de ir às consultas médicas e ao hospital. Essa situação teve reflexo imediato nos laboratórios de análises clínicas não apenas das capitais, mas também das cidades polos do interior do país. Para ouvir sobre essa situação, o Portal Medicina e Saúde entrevistou um dos diretores do Laboratório Carlos Chagas, Matheus de Paula Guimarães, que desde 1989 atende a população de São João del-Rei e cidades vizinhas da região Campo das Vertentes, Minas Gerais. O Laboratório Carlos Chagas é referência da região.

O diretor do Laboratório Carlos Chagas/São João del-Rei-MG, Matheus de Paula Guimarães: “em um primeiro momento, o confinamento atingiu todo mundo, mas estando ou não de quarentena, as pessoas precisam fazer seus exames para não terem surpresas desagradáveis”.

O confinamento imposto pelo combate e controle da pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas deixassem de ir às consultas médicas e ao hospital. Essa situação teve reflexo imediato nos laboratórios de análises clínicas não apenas das capitais, mas também das cidades polos do interior do país. Para ouvir sobre essa situação, o Portal Medicina e Saúde entrevistou um dos diretores do Laboratório Carlos Chagas, Matheus de Paula Guimarães, que desde 1989 atende a população de São João del-Rei e cidades vizinhas da região Campo das Vertentes, Minas Gerais. O Laboratório Carlos Chagas é referência da região.

Como esse confinamento tem afetado o atendimento do Laboratório?

Em um primeiro momento nosso movimento caiu bruscamente, chegando a uma queda de 80%. Hoje, depois de quase 3 meses do início da quarentena e com o retorno paulatinamente das pessoas às consultas médicas, sejam presenciais ou através de vídeo consulta ainda se vê uma queda significativa de 50% do movimento normal. Mas acreditamos que nos próximos meses, com tudo muito controlado e organizado, essa situação possa se normalizar. Mas sabemos que todos temos que ter paciência e não querer acelerar as coisas.

Quais os exames fundamentais para os pacientes que não podem ser adiados e por quê?

Temos hoje uma série de exames que necessitam um acompanhamento mensal, semanal e até diário. Pacientes que tomam anticoagulantes, diabéticos, quimioterápicos, infecções de uma forma geral necessitam de atenção maior. Temos que lembrar que as pessoas continuam a sentir mal-estar, complicações e até a desenvolver comorbidades. Estando de quarentena ou não, elas precisam continuar buscando esses serviços e fazer seus exames para não terem surpresas desagradáveis.

Como o Laboratório Carlos Chagas tem contornado essa situação?

Como já fazemos coletas domiciliares desde o início da inauguração do laboratório, há exatos 31 anos, para esse momento tivemos que intensificar esse serviço em razão das pessoas não quererem sair de casa. Tivemos também que nos adequar à nova realidade com várias paramentações extras e todas descartáveis, como, por exemplo: Jaleco, máscara, proteção para os pés, touca e óculos. Isso tudo para garantir a segurança dos pacientes e do coletador e evitar a propagação do vírus.

Diante do retorno às consultas, mesmo virtuais ou presenciais, quais os exames que estão sendo mais solicitados após todo esse tempo de confinamento?

Como estamos realizando os testes para Covid-19, este exame tem sido bastante procurado.

Além dele, pessoas estão realizando exames de rotina e, principalmente, hemograma, para avaliar sua imunidade e Vitamina D, porque existem alguns estudos que pessoas com níveis mais altos estão tendo menos sintomas do novo coronavírus. Por isso surgiu uma preocupação a mais para a realização desse exame.

Além das proteções usadas pelos coletadores, quais os cuidados que o laboratório adotou para atender presencialmente seus clientes com segurança nesse momento? Quais protocolos foram adotados?

Desde o início da pandemia fizemos uma série de mudanças e fomos nos adequando à medida que os protocolos iam se atualizando, como a utilização das seguintes medidas:

  • 1- Álcool em gel para todos que entram no laboratório.
  • 2- Faixa marcando um distanciamento de atendimento entre o paciente e a secretária.
  • 3- Uso obrigatório de máscara tanto para pacientes quanto para nossos colaboradores.
  • 4- Máscara de acrílico para todos que possuem contato direto com pacientes.
  • 5- Álcool em gel em todos os ambientes do laboratório.
  • 6-- Eliminamos todo tipo de revista ou panfletos da recepção.
  • 7- Intensificação da limpeza e higienização dos guichês da recepção, piso, área técnica e salas de coleta.
  • 8- Controle do fluxo de pessoas que entram no laboratório para evitar aglomeração.
  • 9-- Espaçamento entre as cadeiras dos pacientes.
  • 10- Intensificação das coletas domiciliares.

11- Reuniões periódicas e maior fluxo de informações/comunicação com nossas equipes mostrando a importância de todos respeitarem as regras e atualização dos novos protocolos.

Qual a orientação que pode dar para seus clientes?

Para nossos clientes estamos alertando a importância de todos seguirem as recomendações de proteção anunciadas pelo governo e as regras de segurança do nosso laboratório, em caso de virem pessoalmente. Estamos também utilizando nossas redes sociais para divulgar o máximo de informação sobre a Covid-19, para chegar ao maior número de pessoas. Desde o início dessa pandemia, estamos tentando fazer a nossa parte como prestadores de serviço da área de saúde, nos adequando a essa situação, levando a informação ao máximo de pessoas, fazendo o teste da Covid-19 para ajudar no mapeamento da cidade, bem como dando suporte aos colaboradores e população de São João del-Rei e região, porque entendemos que essa é nossa tarefa nesse momento e que não podemos nos omitir diante disso tudo.

  • Laboratório Carlos Chagas
  • Rua Doutor Balbino da Cunha, 20- Centro São João Del Rei- MG
  • Telefones: 32 3371-7266 ou 32 98887-0583 (também whatsapp)
  • Contamos com 4 unidades:
  • São João del Rei- Centro | São João del Rei- Colônia | Tiradentes | Madre de Deus de Minas
  • Email cchagas@carloschagaslabo.com.br
  • instagram labo_carlos_chagas | facebook laboratório Carlos Chagas |
  • site www.carloschagaslabo.com.br

 

Portal Medicina & Saúde (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes