Hospital Vila da Serra: centro médico de referência em cirurgia torácica na Região Metropolitana de Belo HorizonteSempre atento às demandas dos pacientes, o Hospital Vila da Serra (HVS) também se consolida como centro médico de referência em cirurgia torácica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O Dr. Daniel Bonomi: “as técnicas menos invasivas têm se mostrado mais eficazes”

Sempre atento às demandas dos pacientes, o Hospital Vila da Serra (HVS) também se consolida como centro médico de referência em cirurgia torácica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A equipe Oncotorax, composta por cinco cirurgiões torácicos, entre os quais dois titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Tórax, trabalha de sobreaviso diariamente e tem, à sua disposição, equipamentos de última geração como broncoscópio rígido e flexível para recém-nascidos, adultos e idosos. O hospital também oferece videomediastinoscopia e cirurgia robótica, além de completa infraestrutura para a realização de procedimentos variados dessa importante especialidade médica.

Segundo o professor de Cirurgia de Tórax da Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), chefe do Departamento de Pneumologia e Cirurgia de Tórax do Hospital das Clínicas (HC/UFMG) e membro da Oncotorax do HVS, Dr. Daniel Bonomi, o uso de equipamentos que permitem abordar o paciente de forma minimamente invasiva são um diferencial no tratamento dos pacientes.

“Na técnica tradicional, qualquer procedimento para diagnóstico ou tratamento de doença pulmonar era cirúrgico, por meio da abertura do tórax e afastamento das costelas. Hoje, as técnicas menos invasivas têm se mostrado mais eficazes, com diagnósticos mais rápidos e menos dor e risco de morbidade para o paciente”, ressalta.

Indicações

Pouco conhecida, a cirurgia torácica contempla procedimentos da traqueia, pulmão, mediastino (espaço que fica entre os pulmões) e parede torácica. “Nesses procedimentos, cuidamos de pacientes em cuidado intensivo e fazemos broncoscopias, tratamentos dos cânceres e nódulos de pulmão, de mediastino e da parede torácica, broncoscopias e traqueostomias em crianças e adultos”, explica o cirurgião.

A cirurgia torácica não tem um paciente padrão. Desde recém-nascidos até idosos podem necessitar desse tipo de atendimento. Segundo Bonomi, cresce o número de casos de câncer de pulmão entre os adultos, que também podem recorrer à cirurgia para tratar ocorrências de derrame pleural ou câncer na pleura. Nas crianças, tumores variados e doenças traqueais também são males comuns.

Para conhecer o serviço Oncotorax e marcar uma consulta, basta entrar em contato pelo telefone (31)3234-4404.

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes