Grupo Neocenter: Referência na assistência neonatal e pediátrica em Minas Gerais

Os avanços da Medicina são da maior importância para a sociedade, sobretudo quando são oferecidos para a população. Nesse sentido, mais um novo procedimento especializado é integrado ao rol de serviços da Rede Mater Dei: a colangioscopia peroral. Essa técnica é recente no Brasil e consiste em um exame endoscópico que identifica enfermidades no canal biliar. O primeiro procedimento oferecido pela Rede Mater Dei aconteceu em meados de maio, forma pioneira em Minas Gerais.

Os médicos José Sabino de Oliveira, Oswaldo Trindade, Waldemar Fernal, Wagner Issa e Marcus Jannuzzi, à frente do Grupo Neocenter: trajetória em oferecer um atendimento de excelência

Ao longo de seus quase 30 anos de existência, o Grupo Neocenter se consolidou como referência na assistência neonatal e pediátrica em Minas Gerais. Em 1992, ano de fundação da instituição, a chance de sobrevida dos bebês prematuros, principalmente dos extremos E abaixo de 1kg de peso de nascimento, era mínima. Foi então, que, com a proposta de oferecer uma solução completa em terapia intensiva neonatal e pediátrica, os médicos Waldemar Fernal, Wagner Issa, José Sabino De Oliveira, Marcus Jannuzzi e Oswaldo Trindade se uniram para construir um novo conceito na área. O caminho percorrido foi muito bem-sucedido, pois o Neocenter é, hoje, referência no país, fazendo benchmarking com as maiores e mais respeitadas UTIs neonatais e pediátricas do mundo. A equipe multidisciplinar do Neocenter conta com alguns dos mais renomados profissionais de saúde do país.

Em sua trajetória em oferecer um atendimento de excelência, “em 1992 foi criada, assim, a primeira UTI Neocenter, inaugurando na Maternidade Octaviano Neves, a nossa primeira casa. Pudemos mostrar que era possível superar os desafios da época e oferecer aos prematuros e a suas famílias uma chance. Iniciamos tímidos, com seis leitos. De lá para cá, o sonho foi ganhando mais força e vida, e chegamos também à Maternidade Santa Fé (UNINEO), ao Hospital São Camilo, Hospital Felício Rocho e ao Hospital Vila da Serra, todos importantes parceiros. Hoje são 130 leitos e mais de 30 mil pacientes atendidos nesses 28 anos de história”, afirma Dr. Marcus Januzzi, diretor técnico do Grupo Neocenter.

Todo esse trabalho se estendeu ao Neocenter Maternidade, um apêndice do Grupo Neocenter que, desde 2018, está disponível a todas as gestantes, famílias, obstetras e pediatras. Da admissão a alta, o esforço de todo o corpo clínico e administrativo da instituição é no sentido de que os pacientes se sintam em casa, confiantes por estar no lugar mais seguro neste momento mágico, que é o nascimento.

O NEOCENTER MATERNIDADE significa uma grande evolução do trabalho iniciado em 1992, pois amplia a vocação do Grupo Neocenter para o cuidado com as mães e crianças, seja antes, durante ou após o nascimento. O Grupo Neocenter oferece o que construiu de melhor em sua trajetória: um corpo clínico de excelência, experiência técnica e tecnologia de ponta. Tudo isso somado a um acolhimento humanizado, tanto no atendimento ao parto adequado quanto nos que evoluem para alta complexidade.

Compartilhando objetivos - Dentro dessa visão, nasceu o parto adequado, projeto criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde. Tal modelo busca aplicar métodos inovadores e viáveis de atenção ao nascimento, valorizando, assim, o parto normal e reduzindo o índice de cesarianas. O Neocenter Maternidade compartilha dos objetivos desta iniciativa, uma vez que o parto adequado oferece às gestantes e aos bebês o cuidado certo ao longo da gestação, no pré-parto, em sua evolução e no pós-parto.

É importante destacar que o Grupo Neocenter acredita na humanização desde antes do nascimento, com uma escuta atenta às gestantes, considerando as suas expectativas e preferências. Para atender com este diferencial, destaca o dr. Marcus Januzzi, “contamos com uma equipe médica qualificada e preparada na atenção ao parto normal, bem como com os recursos completos para que o nascimento ocorra de forma confortável e segura”.

Por ser uma maternidade aberta, acrescenta, o Neocenter Maternidade acolhe o obstetra da gestante, que conta com toda a sua estrutura e suporte da equipe médica. Além disso, disponibiliza os seguintes serviços, muito bem planejados:

Quarto PPP - os quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) são preparados para o atendimento ao parto normal. As parturientes são protagonistas do nascimento do bebê e têm disponíveis todos os recursos necessários para o seu bem-estar durante o trabalho de parto (escada de ling, bola suíça, banqueta e suporte à analgesia);

Unidade de suporte avançado de vida para as mães - a unidade de suporte avançado está dentro do ambiente da recuperação pós anestésica. A mãe é constantemente monitorada e assistida do ponto de vista respiratório e circulatório por equipe médica especializada em suporte avançado de vida ao paciente adulto. Desta forma, na eventualidade da demanda por terapia intensiva, a paciente estará acompanhada e monitorada até que se faça sua transferência a unidade de terapia intensiva parceira, no hospital vila da serra;

UTI Neonatal - A UTI possui todos os equipamentos necessários para a assistência ao recém-nascido enfermo, como incubadoras, berços aquecidos, ventiladores, monitores, óxido nítrico, ventilador de alta frequência, monitorização de oxigenação regional cerebral, hipotermia terapêutica de corpo inteiro, monitorização eletroencefalográfica, ultrassom e ecocardiografia a beira leito, além da equipe de terapia intensiva neonatal, amplamente qualificada para o cuidado do bebê; e

Registro do bebê - O Neocenter Maternidade disponibiliza ainda uma unidade integrada de cartório para o Registro do Nascimento dos recém-nascidos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30.

“Toda essa infraestrutura de excelência tornou o Grupo Neocenter referência, não apenas em Minas Gerais, mas em todo o país”, conclui o Dr. Marcus Jannuzzi.

 

Portal Medicina & Saúde (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes