Hospital e Maternidade Vital Brazil:

Instituição apresenta alto índice de boa gestão hospitalar

Ao longo de sua trajetória, o Portal Medicina e Saúde tem divulgado avanços científicos de interesse da sociedade, campanhas de prevenção de doenças e eventos médicos de diversas especialidades. Muitas dessas notícias são relacionadas a conceituadas instituições hospitalares do país, que ficam nos grandes centros.

crédito: Elvira Nascimento

Ao longo de sua trajetória, o Portal Medicina e Saúde tem divulgado avanços científicos de interesse da sociedade, campanhas de prevenção de doenças e eventos médicos de diversas especialidades. Muitas dessas notícias são relacionadas a conceituadas instituições hospitalares do país, que ficam nos grandes centros. As boas notícias em gestão hospitalar vêm também do interior, com ótimos resultados para a população, como é o caso da Maternidade Vital Brazil, localizada em Timóteo/MG, gerida pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX). É importante destacar que a Maternidade atende parcela muito significativa do SUS.

Desde que assumiu a administração daquela instituição hospitalar, por meio de um contrato emergencial, em 11 de setembro, a Fundação São Francisco Xavier tem trabalhado para garantir padrões de segurança e de qualidade, com precisão, aporte tecnológico e humanização no cuidado para os pacientes da unidade. Nos primeiros 30 dias de atuação foram mais de 2.400 atendimentos no Pronto Socorro e Maternidade e 279 altas hospitalares até o momento. Destas, 81% de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde.

Com 73 leitos, sendo 45 deles dedicados ao SUS, o HMVB atua nas áreas de Terapia Intensiva (UTI) adulto; Internação (Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ortopedia); Maternidade e Apoio ao Diagnóstico, realizando procedimentos de média complexidade. Para isso, conta com uma equipe capacitada, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Com Pronto Socorro aberto 24 horas, sete dias da semana, o primeiro final de semana, após a FSFX assumir a gestão da unidade, foi bastante movimentado, comprovando a excelência da equipe de assistência e estrutura do hospital. “Recebemos um paciente com trauma e choque hemorrágico grave, vítima de ferimento por arma de fogo. Após uma cirurgia de emergência, o paciente ficou sob cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo e, após toda assistência necessária, teve alta hospitalar”, comemora Alessandra Martins, responsável técnica e assistencial da Unidade.

A Fundação manteve a regulação SUS FÁCIL com referência para casos de urgência de pacientes do município, prosseguiu com atendimentos a pacientes de planos de saúde e continua negociando com outros convênios da saúde suplementar, como forma de ampliar a oportunidade de atendimento a outros beneficiários. “Sabemos da importância do Hospital e Maternidade Vital Brazil para a vida das pessoas. Cuidar da saúde da população, e mais do que isso, oferecer atendimento humanizado e de qualidade, é uma das expertises da Fundação”, destaca Alessandra.

Indicadores positivos - Dentre os resultados e avanços alcançados, destacam-se os números de atendimentos prestados à população:

  • • 2.400 atendimentos de pacientes recebidos no Pronto Socorro e Maternidade
  • • Cerca de 279 altas hospitalares, sendo que 81% destas altas hospitalares de pacientes SUS
  • • 57 procedimentos cirúrgicos, entre eles, procedimentos de urgência e emergência, sendo 67% dos procedimentos realizados pelo SUS

• Taxa de nascimento por parto normal em torno de 72%, sendo que 80% dos atendimentos foram pacientes SUS.

Portal Medicina & Saúde (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes