Fundação Hemominas incentiva comparecimento de doadores no fim do anoA doação de sangue é fundamental para a vida de muitas pessoas, sobretudo no final de anos, época de viagens de férias, estradas repletas de veículos, com imprudências e acidentes. O trabalho desenvolvido pela Fundação Hemominas é de alta qualidade nos mais diversos aspectos. Portanto, fale com sua família e amigos. Doe Sangue.

A doação de sangue é essencial para atender à demanda de pacientes - Crédito: Adair Gomez.

A doação de sangue é fundamental para a vida de muitas pessoas, sobretudo no final de anos, época de viagens de férias, estradas repletas de veículos, com imprudências e acidentes. O trabalho desenvolvido pela Fundação Hemominas é de alta qualidade nos mais diversos aspectos. Portanto, fale com sua família e amigos. Doe Sangue.

A Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, fidelizados ou não, em todas as regiões do estado. Com a chegada das festas de fim de ano, o comparecimento cai, refletindo-se diretamente no estoque de sangue. Outro fator relevante é que o maior quantitativo de veículos nas estradas aumenta o risco de acidentes, impactando também a demanda de sangue para atendimento às emergências.

O comparecimento de doadores é importante para a manutenção do número estratégico de bolsas de sangue no estado de Minas Gerais e fator essencial para atender à demanda de pacientes. No momento, os tipos sanguíneos negativos merecem destaque, tendo em vista que os estoques estão em estado de alerta.

Como doar sangue

Primeiramente, o interessado em doar sangue deve verificar as condições e restrições para doação no site:

http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes

Resumidamente, os critérios gerais para ser um doador de sangue são:

  • - Ter e estar com boa saúde;
  • - Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
  • - Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação. Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site da Hemominas) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.
  • - Pesar mais de 50 kg;
  • - Dormir bem na noite anterior;
  • - Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • - Não ter feito tatuagem/piercing nos últimos 12 meses;
  • - Não ter se submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses;
  • - Se doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas.

 

O interessado pode agendar a doação no site doar sangue, pelo aplicativo MGApp ou pelo telefone 155 - opção 1, informando alguns dados pessoais e escolhendo unidade, dia e horário para realizar a doação.

https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue

É importante lembrar: no dia da doação, é necessário apresentar um documento original e oficial com foto, filiação e assinatura.

Unidades de Atendimento:

Em Belo Horizonte, o doador voluntário de sangue pode comparecer às seguintes unidades:

Hemocentro de Belo Horizonte - Alameda Ezequiel Dias, 321 - Bairro: Santa Efigênia – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Sábado, das 7h às 13h.

Unidade de Coleta Estação BH - Av. Cristiano Machado, 11.833 - loja 4002 B - Bairro: Vila Clóris – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

Unidade Júlia Kubitschek - Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505 - Bairro: Araguaia - Funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 12h.

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes