Editora Manole lança, em parceria com o Hospital das Clínicas, o e-book Manual de Medicina de EmergênciaA Editora Manole e a equipe da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo lançam o e-book Manual de Medicina de Emergência, com as mais recentes evidências e diretrizes nacionais e internacionais em medicina de emergência. Trata-se do livro oficial da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP e é material de apoio do Curso de Medicina de Emergência, também realizado em parceria com a Manole Educação.

Apresentado no formato de perguntas e respostas, o manual tem como objetivo ser um material de consulta conciso para auxiliar alunos, residentes e médicos, que atuam em emergências, na avaliação do quadro clínico, bem como orientar sobre diagnóstico, exames complementares, manejo do paciente e tratamento.

Mais uma boa notícia em lançamentos de livros na área médica:

A Editora Manole e a equipe da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo lançam o e-book Manual de Medicina de Emergência, com as mais recentes evidências e diretrizes nacionais e internacionais em medicina de emergência. Trata-se do livro oficial da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP e é material de apoio do Curso de Medicina de Emergência, também realizado em parceria com a Manole Educação.

O novo manual foi organizado no formato de perguntas e respostas, propositalmente conciso, para servir como material prático de consulta para auxiliar alunos, residentes e médicos que atuam em emergências na avaliação do quadro clínico, bem como orientar sobre diagnóstico, exames complementares, manejo do paciente e tratamento.

Entre as seções, o leitor encontrará, por exemplo, abordagens sobre emergências cardiovasculares, respiratórias, hematológicas e oncológicas, entre outras, além de informações sobre cuidados paliativos e ultrassonografia na sala de emergência.

Por se tratar de um e-book, a leitura – via computador ou móbiles – requer Windows 7 ou superior, com o Internet Explorer 9 ao 11. A editora recomenda que seja utilizado o navegador Google Chrome, mas os navegadores Mozilla Firefox e Safari também são compatíveis.

Sobre os autores:

IRINEU TADEU VELASCO é professor titular da Disciplina de Emergências da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Chefe do Laboratório de Investigação Médica (LIM-51 – Emergências Clínicas) da FMUSP e chefe do pronto-socorro do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP).

RODRIGO ANTONIO BRANDÃO NETO é médico supervisor do pronto-socorro do HCFMUSP e do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP. Doutorado em Ciências Médicas pelo HCFMUSP.

HERALDO POSSOLO DE SOUZA é professor associado do Departamento de Clínica Médica, disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP e médico do Serviço de Emergência do HCFMUSP.

LUCAS OLIVEIRA MARINO é médico assistente e diarista do pronto-socorro do HCFMUSP. Intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e médico diarista da UTI Geral do Hospital Nipo-Brasileiro. Doutorando da disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP.

JULIO FLÁVIO MEIRELLES MARCHINI é médico cardiologista intervencionista, supervisor suplente do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP. Pós-doutorado pela Harvard Medical School e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP).

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes