21º Congresso Paulista de Cirurgia: número expressivo de participantesXXI Congresso Paulista de Cirurgia foi realizado pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - CBC – entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. O evento teve 990 inscritos, diversas atividades científicas e 6 convidados internacionais, que abordaram temas variados como qualidade e segurança do paciente cirúrgico, avanços técnicos da cirurgia geral, cuidados Peri operatórios, simulação realística e gestão da atividade cirúrgica. A edição contou também com um curso pré-congresso, algo que não ocorria há cerca de 10 anos. O curso de ultrassonografia point-of-care (Ultra-E: Ultrassom em Emergência) ofereceu aos seus 24 alunos a oportunidade de aprenderem as principais aplicações dessa ferramenta.

cerimônia no 21º Congresso Paulista de Cirurgia

O XXI Congresso Paulista de Cirurgia foi realizado pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - CBC – entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. O evento teve 990 inscritos, diversas atividades científicas e 6 convidados internacionais, que abordaram temas variados como qualidade e segurança do paciente cirúrgico, avanços técnicos da cirurgia geral, cuidados Peri operatórios, simulação realística e gestão da atividade cirúrgica. A edição contou também com um curso pré-congresso, algo que não ocorria há cerca de 10 anos. O curso de ultrassonografia point-of-care (Ultra-E: Ultrassom em Emergência) ofereceu aos seus 24 alunos a oportunidade de aprenderem as principais aplicações dessa ferramenta.

O Congresso contou com 616 trabalhos científicos selecionados e classificados em diferentes categorias. Para o presidente da Comissão Científica e atual Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Ramiro Colleoni Neto, esse número mostra uma curva ascendente nos últimos anos. Na sessão de encerramento do Congresso tomaram posse 37 novos membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões nas categorias: titular, adjunto, aspirante, acadêmico e honorário estrangeiro.

“Em meio ao cenário político e econômico que o país vive não foi fácil realizar um evento deste porte. Apesar da situação desfavorável, graças ao apoio dos nossos parceiros, cumprimos nossos objetivos e conseguimos realizar um encontro de alto nível para um público bastante expressivo”, comemorou o TCBC Ramiro Colleoni.

Encerramento

A cerimônia de encerramento teve a mesa de autoridades composta pelo presidente do Diretório Nacional do CBC, ECBC Savino Gasparini Neto; pelo Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Ramiro Colleoni Neto; pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso Paulista de Cirurgia, TCBC Sidney Roberto Nadal, pelo presidente da Associação Médica Brasileira, TCBC Lincoln Lopes Ferreira; pelo representante do Conselho Federal de Medicina, TCBC Jorge Carlos Machado Curi; pelo vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, TCBC Renato Françoso; pelo presidente da Associação Paulista de Medicina, HnCBC José Luiz Gomes do Amaral; e pelo presidente da Academia de Medicina de São Paulo, TCBC José Roberto de Souza Baratella.

O presidente do Diretório Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ECBC Savino Gasparini Neto, iniciou a sessão de encerramento agradecendo a oportunidade de participar do XXI Congresso Paulista de Cirurgia e lembrou que o Capítulo de São Paulo foi o segundo capítulo a ser criado dentro do CBC e que, atualmente, é o que mais realiza atividades científicas, com resultados fantásticos, tornando-se o Capítulo mais importante.

Durante a cerimônia, o TCBC Eduardo Vieira da Motta fez a saudação ao ECBC Carlos Alberto Salvatore que, a seguir, recebeu a Medalha do Mérito Cirúrgico, outorgada como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na sua atividade profissional. O TCBC Carlos Alberto Malheiros entregou o prêmio Benedicto Montenegro, homenagem ao 1º Mestre do Capítulo de São Paulo, outorgado ao cirurgião que tenha atuado no Estado de São Paulo e contribuído de maneira inequívoca para o desenvolvimento da cirurgia brasileira, ao TCBC Artur Belarmino Garrido Jr.

O coordenador da Comissão de Trabalhos e Pôsteres, TCBC Roger Beltrati Coser, entregou o prêmio Carlos Eduardo Jacob, homenagem ao Mestre do Capítulo de São Paulo e presidente do Congresso, falecido recentemente. O prêmio foi concedido aos autores dos melhores trabalhos apresentados no Congresso nas categorias tema livre, vídeo e pôster. Fez uma saudação ao homenageado: “Carlos Eduardo Jacob foi uma das pessoas que me apresentou à cirurgia digestiva, tive oportunidade de participar de centenas de procedimentos cirúrgicos em vários anos de convivência. Pessoa especial, incansável, fará falta e permanecerá sempre em nossas memórias”, destacou Beltrati. A cerimônia de encerramento contou ainda com outras homenagens e discursos de membros da comissão organizadora do evento.

 

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes