Atividade de prevenção ao AVC: alunos da Faculdade Ciências Médicas em ação no Parque Municipal de BHA ação educativa dos alunos da LAN, Liga Acadêmica de Neurologia da FCM-MG, no Parque Municipal, região central da capital mineira, foi realizada no último sábado, 06 de abril, 8 às 12h e de 13 às 17h. A proposta é conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco do AVC ou 'derrame', transmitir informações de como fazer um diagnóstico precoce e falar sobre prevenção, de uma forma bem prática.

aluno informa sobre prevenção do AVC

A ação educativa dos alunos da LAN, Liga Acadêmica de Neurologia da FCM-MG, no Parque Municipal, região central da capital mineira, foi realizada no último sábado, 06 de abril, 8 às 12h e de 13 às 17h. A proposta é conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco do AVC ou "derrame", transmitir informações de como fazer um diagnóstico precoce e falar sobre prevenção, de uma forma bem prática.

Na abordagem os alunos entregaram uma cartilha elaborada por eles, com todas estas informações. O material foi elaborado sob a orientação do professor Gustavo Daher, que é neurologista e um dos fundadores da AMAVC, a Associação Mineira do AVC. Além da entrega da cartilha, os alunos também conversaram com as pessoas sobre o problema e explicaram como usar o “SAMU” para identificar AVC e garantir o diagnóstico precoce. A sigla significa S de sorria (peça para dar um sorriso pois a boca torta pode ser um sinal), A de abrace (a perda de força em um dos braços pode ser outro sinal), M de música (pedir para a pessoa cantar ou falar pois a dificuldade de fala também pode ser um sinal) e U de urgente (ligar para o SAMU 192).

De acordo com os alunos da LAN, o importante deste trabalho é fazer com que as pessoas entendam que quanto mais rápida for a identificação do “derrame”, mais rápido pode ser o atendimento, diminuindo o risco de mortalidade e de sequelas. Além disso, os alunos também orientaram sobre a prevenção do AVC, explicando a importância da alimentação saudável, da atividade física, do controle adequado da pressão arterial e da diabetes e do risco do tabagismo.

Sobre a AMAVC

É uma associação de pessoas da comunidade que promove várias atividades de conscientização, além de dar suporte às vítimas do AVC. No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC, e a AMAVC sempre organiza em BH eventos para lembrar a data e a importância da informação.

Em 2018 os alunos da Faculdade Ciências Médicas se envolveram nas atividades do Dia Mundial junto com a AMAVC e daí surgiu o projeto de extensão aprovado pela faculdade. Um projeto inovador feito com a comunidade, em praças e parques, e que envolve todos os alunos da Liga de Neurologia da FCM-MG.

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes