Pesquisa descobre variações no Câncer de Mama

Chances de cura aumentarão exponencialmente. Recente edição da revista especializada em medicina Nature publicou matéria em que revela a existência de dez variações do câncer de mama. As diferenças residem, principalmente, em diferenças genéticas e moleculares entre eles, o que, do ponto de vista clínico e biológico, acarreta formas diversas para o tratamento. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais, Dr. João Henrique Penna Reis, trata-se de uma pequena revolução, não apenas na pesquisa, mas, sobretudo no tratamento. “Antes, podíamos realizar diversos procedimentos no paciente e nenhum deles surtir os efeitos esperados. Agora, saberemos com maior precisão o que fazer e, principalmente, o que não fazer. Continue Lendo...
Implante Dentário - Todo cuidado é pouco

Anunciados nos anos 60 como solução para a perda dentária e reforçados nas décadas seguintes como substituição definitiva da prótese fixa ou parcial, comumente chamada por dentadura, os implantes até então inacessíveis a grande parcela da população, tornaram-se, hoje, tão populares que qualquer pessoal que economize um pouco tem como recuperar o sorriso e a função mastigatória com essas novas peças metálicas, em tudo semelhantes aos dentes naturais. Além da evolução dos materiais empregados como o titânio, elemento biocompatível que se funde no osso da arcada dentária, e da evolução da técnica, o acesso da população ao procedimento tem em vista o fato de inúmeros odontologistas estarem agora praticando este ramo da odontologia.
O temido Cálculo Renal

Também chamada urolitíase, calculose urinária ou nefrolitíase, a doença é um quadro agudo que se instala mais nos homens do que nas mulheres. Os livros antigos de medicina diziam que é a dor mais próxima da de um parto que os homens podiam sentir. De acordo com o presidente da Sociedade de Urologia - Secção Minas Gerais, José Eduardo Távora, na verdade, cálculo renal é uma nomenclatura imprecisa. “Melhor seria chamá-lo de cálculo das vias urinárias porque pode acometer qualquer ponto do aparelho urinário constituído pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra”. Ele lembra que na maioria das vezes o cálculo renal é descoberto pelo médico de plantão em Unidades de Emergência, sendo uma condição clínica comum, dramática pela dor envolvida e de abordagem não uniformizada pela diversidade de informações a respeito. “Usualmente, o primeiro sintoma de um cálculo renal é uma dor intensa.
Continue lendo...