Câncer em Mulheres: Prevenção é Fundamental

Luiz Francisco Corrêa - Jornalista / Diretor da Via Comunicação / membro do Conselho Curador da Fundação de Pesquisa e Ensino da Cirurgia – FUPEC/ Diretor e Editor do Portal Medicina e Saúde
De acordo com relatório da ACS divulgado recentemente o câncer poderá matar 5,5 milhões de mulheres a cada ano no mundo a partir de 2030, quase 60% a mais em relação a 2012 (3,5 milhões). O crescimento e envelhecimento da população são fatores que pesarão nesse quadro.
O relatório da ACS – Sociedade Americana do Câncer ressalta que será essencial aumentar esforços em educação e prevenção para lutar contra a doença. A maioria dos óbitos contabilizados em 2012 ocorreu em países em desenvolvimento, os mais vulneráveis ao problema.
O crescimento também é relacionado ao aumento da frequência de fatores de risco de câncer, como, por exemplo, má alimentação, falta de atividade física, obesidade, e fatores reprodutivos, como ter o filho em idade avançada, que, segundo o relatório, aumenta o risco de câncer de mama.
África subsaariana, América Central e do Sul, sudeste asiático e leste da Europa, têm as taxas de incidência e mortalidade mais elevadas. O câncer é a segunda causa de morte feminina.
Portanto, é fundamental a prevenção da doença. No caso do Brasil, as mulheres que não têm planos de saúde e que não podem pagar consultas particulares sofrem muito, pois ficam dias e dias em filas de postos de saúde. Elas pagam muitos impostos ao longo da vida e deveriam ter um atendimento digno, assim como toda a população. Mas devem insistir e procurar todos os caminhos possíveis da prevenção. Existem grupos organizados de prevenção de doenças em muitas cidades brasileiras.
As mulheres das classes mais abastadas do país têm acesso aos melhores médicos, clínicas e hospitais. São serviços de referência comparados aos melhores do mundo. Assim devem procurar os seus médicos para consultas de prevenção e exames. Com ótimas possibilidades ao seu dispor, essas mulheres devem seguir à risca as orientações médicas de prevenção.
Prevenção é fundamental! Seja rápida e procure atendimento médico.
Toda doença, detectada precocemente, terá riscos bem menores para o paciente.
Informações: (31) 3291-1305 | FAÇA CONTATO